Filtro de Ar Condicionado

Conheça sua função

Para tornar a vida a bordo de um veículo mais agradável e confortável, várias soluções são incorporadas, uma delas é o filtro de ar condicionado, conhecido também como filtro de cabine, ou anti-polém.

Filtros de ar condicionado são utilizados no sistema de ventilação interna do habitáculo dos veículos. Portanto existem veículos que não tem ar condicionado e possuem um filtro.

A finalidade deste componente é evitar que a contaminação do ambiente externo chegue aos ocupantes no habitáculo do veículo.

Estes filtros são construídos em material não tecido com carga eletrostática, pois assim, as partículas são atraídas e retidas na barreira de contenção.

Com esse efeito, evita-se a formação de colônias de bactérias e fungos nos dutos de ventilação, além da entrada de material pesado no habitáculo.

Há filtros construídos combinadamente com carvão ativado que ainda removem gases tóxicos da atmosfera que chegam ao ambiente interno.

Veja na foto abaixo, a diferença de um filtro totalmente saturado com 20.000 kms para um filtro novo.

filtroarcond_limpoXsujo

Um levantamento feito na Alemanha mostrou que, no interior do veículo, o ocupante está seis vezes mais exposto à contaminação do ambiente externo do que uma pessoa parada na calçada de uma via de movimento intenso de veículos, onde o gás e a fuligem do escapamento é muito presente.

Esta exposição pode causar ao ser humano denças respiratórias como, rinite alérgica e bronquite entre outras, ainda afeta com maior incidência as crianças.

O maior sintoma da falta de manutenção dos filtros de cabine, é o odor no habitáculo que é sentido assim que a ventilação interna é ligada.

A EURO CAR recomendada a inspeção do filtro a cada 10.000 kms ou um ano de uso, e se necessária sua substituição, executar uma higienização do sistema de ar condicionado.

Comente este artigo