A IMPORTÂNCIA DO FLUÍDO DE FREIO
O fluído de freio é o principal componente do sistema de freio. Sua principal função é de transmitir a força aplicada ao pedal de freio até os pistões, localizado nas rodas do veículo, para que haja atrito entre a pastilha e o disco.
Outras funções importantes que o fluído exerce são:
– Lubrificar os componentes do sistema hidráulico.
– Arrefecer os componentes que atingem temperaturas em torno de 250 graus.
– Proteger os componentes da corrosão, em sua formulação existem aditivos alcalinos.
– Em veículos equipados com ABS, estas funções citadas acima são de suma importância para a vida útil dos componentes.
O fluido de freio deve possuir propriedades físico-químicas que são de vitais importância para o perfeito funcionamento do sistema de freio, tais como:
Ponto de Fulgor, é a temperatura que o fluido de freio libera vapores inflamáveis.
Ponto de ebulição, é a temperatura que o fluido de freio ferve, provocando bolhas de ar no sistema e como conseqüência o freio perde eficiência e o pedal de freio fica baixo.
Viscosidade, é a densidade que o fluido tem.
CLASSIFICAÇÃO
O fluido de freio é classificado pelo Ministério dos Transportes (Department of Transportation) dos Estados Unidos que estabeleceu as especificações para fluidos de freios. Os principais tipos disponíveis agora são DOT 3, DOT 4, DOT 5 e DOT 5.1.
DOT 3 e DOT 4 são à base de petróleo e seu ponto de ebulição é: 205 e 240 graus.
DOT 5 é à base de silicone e seu ponto de ebulição é de 270 graus.
A EURO CAR, utiliza e recomenda fluído de freio DOT 5.1, e recomenda a troca do fluído de freio a cada 12 meses ou 40mil km.